As verduras são indispensáveis nas refeições de quem busca uma alimentação saudável. Um dos principais benefícios está relacionado à presença de fibras, que contribuem para um bom funcionamento do intestino. Além disso, são alimentos ricos em vitaminas e minerais que ajudam no bom funcionamento de todo o nosso corpo.

Muitas crianças, no entanto, rejeitam esses alimentos, gerando grande preocupação nos pais e responsáveis. Parte dessa rejeição vem do hábito familiar – se a família não consume as folhas, as crianças também não farão - e do fato de não oferecermos esses alimentos para as crianças pequenas com medo de engasgo - o que faz com que elas não estejam adaptadas aos sabores e texturas.

É importante inserir esse costume na rotina dos pequenos. Uma forma de incentivar é sempre ter folhas nas refeições e servi-los de uma pequena porção, pois mesmo que o alimento seja rejeitado, a criança irá se familiarizar com ele, facilitando a experimentação.

Outra dica importante é usar as verduras em preparações que já faça parte da rotina da família. O objetivo não é escondê-las, mas sim, enriquecer as receitas que tenham boa aceitação, como arroz, tortas, sopas, omeletes e pães. Apesar do consumo cru ser o mais indicado – fibras não abrandadas e sem perdas de vitaminas no processo de cocção - essa é uma boa maneira de acostumar o paladar, facilitando a introdução das verduras no dia a dia. 

A Tutto Natural (www.tuttonatural.com.br) possui uma grande variedade de folhas orgânicas para deixar a alimentação da sua família ainda mais nutritiva.

Carla Caratin - CRN 11.440
Mãe e nutricionista com mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela FSP/USP