Não temos como pensar em alimentação saudável, variada e colorida, sem o consumo de frutas. Elas são ricas em vitaminas, sais minerais, fibras, carboidratos e água, sendo essenciais para o bom funcionamento do organismo: são ótimos alimentos antioxidantes, importantes para o sistema imune, garantem um bom funcionamento do intestino e ajudam a controlar os níveis de gordura no sangue.

A recomendação diária para crianças é de 3 a 4 porções de frutas. Devido à versatilidade desses alimentos, elas podem ser consumidas in natura, na forma de sucos e outras preparações, facilitando o consumo esperado.
Como o principal consumo é cru (forma mais adequada para manter as fibras), vale ressaltar a importância da higienização adequada para evitar contaminação.
Por serem alimentos normalmente doces e saborosos, costumam ter boa aceitação entre as crianças. No entanto, é muito importante estimular que as elas experimentem as frutas que não possuem o habito de consumir, variando o cardápio e aumentando a ingestão de diferentes vitaminas e minerais encontrados nelas.
Devemos sempre privilegiar o consumo das frutas da época – mais nutritivas e mais baratas. Agosto e setembro é safra de uma grande variedade de frutas, como: banana, laranja, maçã, melão, morango, nêspera, pêssego, abacaxi, figo, mamão e pera.


Passe na Tutto Natural ou acesse o site www.tuttonatural.com.br e verifique as frutas orgânicas disponíveis esta semana!


Carla Caratin - CRN 11.440
Mãe e nutricionista com mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela FSP/USP